sábado, 12 de maio de 2007
Temos três tipos de células relacionadas com a cartilagem:
células congrogênicas,condroblastos e condrócitos.
As células condrogênicas são fusiformes,estreitas,derivadas das células mesenquimais.Elas possuem um núcleo ovóide,com um ou dois nucléolos.Seu citoplasma é esparso,e as eletromicrografias das células condrogênicas mostram um complexo de golgi pouco desenvolvido,poucas mitocôndrias,algumas cisternas de retículo endoplasmático rugoso(RER) e uma abundância de ribossomas livres.Estas células podem se diferenciar em condroblastos,bem como em células osteoprogenitoras.
Os condroblastos são originados de duas fontes:células mesenquimais,no interior do centro de condrificação,e células condrogênicas da camada celular interna do pricôndrio.Os condroblastos são células dilatadas,basófilas,que apresentam as organelas necessárias para a síntese protéica.
Os condrócitos são condroblastos que foram rodeados por matriz.Os que ficam próximo à periferia são ovóides,enquanto os mais profundos são redondos.
A cartilagem possui células denominadas condrócitos,que ocupam pequenas cavidades chamadas lacunas,no interior da matriz extracelular que eles secretam.A cartilagem nem é vascularizada nem é suprida com nervos ou vasos linfáticos; entretanto,as células recebem sua nutrição dos vasos sanguineos dos tecidos conjuntivos que rodeiam,por difusão através da matriz.A matriz extracelular é constituída por glicosaminoglicanas e proteoglicanas,estão intimamente associadas com as fibras colágenas e elásticas,que estão embebidas na matriz.A flexibilidade e a resistência da cartilagem à compressão permitem que ela atue na absorção de choques,enquanto a sua superfície lisa permite também o movimento sem atrito das articulações do corpo,visto que cobre as superfícies articulares dos ossos.
quarta-feira, 9 de maio de 2007
domingo, 6 de maio de 2007
MOVIMENTOS-
Apesar de muitos movimentos articulares parecerem complicados,podem sempre ser resolvidos em componentes simples.Ainda mais,muitas atividades são o resultado do movimento coordenado de diversas articulações vizinhas;a soma de alterações pode ser considerável quando o movimento em cada articulação individual é modesto.
O tipo mais simples de movimento é descrito como de translação.
sexta-feira, 4 de maio de 2007
Os ossos encontram-se uns com os outros nas articulações,algumas das quais são destinadas a unir firmemente os ossos enquanto outras permitem movimenots livres.
O sistema oficial atual identifica três categorias principais,articulações fibrosas,nas quais os ossos unem-se por tecido conjuntivo denso,articulações cartilaginosas,nas quais os ossos unem-se por cartilagem,e articulações sinoviais,em que uma cavidade preenchida por líquido interpõe-se entre os ossos.
ARTICULAÇÕES FIBROSAS-
A maioria das articulações fibrosas ocorre no crânio e é conhecida como suturas.As estreitas faixas de tecido fibroso que delineiam e unem as margens dos ossos representam a parte remanescente da membrana originariamente contínua na qual apareciam os centros de ossificação.As suturas desempenham um papel importante no animal jovem,permitindo o crescimento do crânio por toda a extensão dos ossos individuais em suas margens,enquanto continua a proliferação da membrana.As suturas são gradualmente eliminadas quando a ossificação estende-se através da membrana após ter parado de crescer.
As outras articulações fibrosas são conhecidas como sindesmoses,em algumas sindesmoses, áreas relativamente amplas do osso unem-se por ligamentos curtos,e o movimento é inevitavelmente muito limitado;exemplos são as articulações entre os ossos maiores e menores do metacarpo do equino.
ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS-
A maioria das articulaçãoes cartilaginosas é conhecida como sincondrose.Estas incluem as articulações entre as epífises e diáfises dos ossos longos dos jovens e as articulações correspondentes da base do crânio.Grande parte delas é temporária e desaparece após interrupção do crescimento,quando a cartilagem é substituída por osso.
Nas sínfises mais complexas,os ossos que se articulam são separados por uma sucessão de tecidos;geralmente,a cartilagem cobre os ossos com tecidos fibrocartilaginoso ou fibroso no meio.
ARTICULAÇÕES SINOVIAIS-
Nas articulações sinoviais,os ossos que se articulam são separados por um espaço cheio de líquido,a cavidade articular.Os limites do espaço são completados por uma bainha de delicado tecido conjuntivo,a membrana sinovial.Esta liga-se ao redor da periferia das superfícies articulares,que ficam revestidas pro finas camadas de cartilagem.
Na maioria das articulações sinoviais,a membrana sinovial é reforçada externamente por uma cápsula fibrosa,e faixas adicionais fibrosas(ligamentos ficam estrategicamente colocadas para unir os ossos e restringir o movimento para as direções e extensões exigidas.
A superfície articular é revestida pela cartilagem articular,que geralmente é do tipo hialino,apesar de a fibrocartilagem ou mesmo o tecido fibroso denso serem substituídos em algumas localizações.
A cartilagem possui uma estrutura complexa,na qual fibras finas dentro de sua matriz passam do osso subjacente para a superfície,onde encurvam-se para ficar estreitamente juntas.
sábado, 7 de abril de 2007
(na foto)
Meu primo portador da Síndrome de Down,eu e minha cachorrinha suzy...
Os animais tem um papel muito importante não só nos projetos desenvolvidos com idosos(bicho solidario),e crianças(escola aberta),eles também ajudam crianças portadoras de nessecidade especial...
sexta-feira, 6 de abril de 2007
Articulação sinovial-Permite o movimento de um segmento em relação ao outro,além de os unir.
Classificação das junturas-
Classifica de acordo com o meio de união entre as superfícies articulares:fibrosas,cartilaginosas,sinoviais.
Articulações fibrosas:União entre dois ossos contíguos por tecido conjuntivo fibroso.
tipos:-Suturas: entre os ossos do crânio.
Planas:Bordas articulares retilíneas(internasal)
Escamosas:Bordas articulares encaixando-se em bisel,ossos sobrepostos,níveis diferentes.
Serreadas:Bordas articulares unindo-se em linhas denteadas,mesmo nível.
Ex:Interfrontal,interpalatino...
-Sindesmose:Entre os ossos do corpo.
-Gonfoses:Entre a raiz do dente e seu alvéolo.
*Sinostose:Processo de ossificação das sunturas do crânio,eliminando os movimentos dos ossos nesse local.
Articulações cartilagíneas:União entre as superfícies articulares é constituída por tecido cartilaginoso.
-Sincondrose:Meio de união-cartilagem hialina
Ex:Sincondrose esfeno-occipital,sincondrose intermandibular(bovinos)
-Sínfise:Mieo de união-cartilagem fibrosa
Ex:Sínfise púbica,discos intervertebrais.
Articulações sinoviais:Meio interposto entre as superfícies articulares-líquido sinovial.
Função:união e movimento dos ossos.
*Composição-Cápsula articular:Membrana fibrosa(tec.conj.denso) e membrana sinovial(produção de líquido sinovial),Envolve as extremidades dos osos.
-Cavidade articular:Delimitada pela cápsula articular.
-Cartilagem articular:Natureza hialina,reveste as epífises(superfície de contato entre ossos,diminuindo o atrito) ,desprovidas de inervação e vascularização.
-Ligamentos:Estabilidade e proteção da articulação.
Ex:Ligamentos cápsulares(cápsula articular),ligamentos extracapsulares(saem da cápsula e se expandem além do limite da cápsual) e ligamentos intra articulares(interior da articulação).
-Líquido sinovial:Produzido pela membrana sinovial;é claro,transparente e mucoso(mucinas-proteínas);rico em albumina,sais gotículas lipídicas e células;lubrifica as superfícies articulares;transporta nutrientes e retira catabólicos da cartilagem articular(osmose).
Dicos e meniscos-Estruturas fibrocartilagíneas interpostas entre as superfícies articulares.
Funções:Aumenta a acomodação,amortece as pressões sobre a articulação.
Lábios-Anéis de fibrocartilagem em superfície articular côncava.
-Evita fraturas nas bordas e aprofundam a cavidade.
Ex: Lábio glenoidal,(escapulo-umeral)Lábio acetabular(cox-femoral).
MOVIMENTOS NAS JUNTURAS SINOVIAIS
-Movimentos angulares:Diminuem ou aumentam o ângulo entre o segmento que se desloca e aquele que se mantém fixo.Ex:Flexão e extensão.
Adução:Aproxima-se do PSM.
Abdução:afasta-se do PSM.
-Rotação:Ô segmento gira em torno de seu eixo longitudinal.
Pronação-No sentido oposto ao PSM.
Supinação-Sentido oposto ao PSM.Atlas e Axis(coluna).
-Circundução:Combinação de todos os movimentos.
Classificação de acordo com o número de eixos em torno dos quais realizam-se os movimentos:
-Mono-axiais:Emtorno de um eixo.Ex:Flexão e extensão,membros.
-Bi-axiais:Em trono de dois eixos.Ex:Flexão e extenção,adução e abdução,temporomandibular.
-Tri-axiais:Em torno de três eixos.Ex:circundação e quadril.
Classificação morfológica das articulações sinoviais:
-Plana:Superfícies articulares planas.Ex:ossos do corpo.
-Gínglimo:Permite movimentos de flexão e extensão(dobradiça).Ex:Atlas e axis(atlanto axial).
-Condilar:Uma superfície ovóide(côndilo)se aloja em uma cavidade elíptica.Ex:Temporo-mandibular,fêmur tibial.
-Esfenóide:Uma das superfícies é um segmento de esfera que se encaixa em uma concavidade.Ex:Escapulo-umeral,coxo-femoral.
quinta-feira, 5 de abril de 2007
Suturas são articulações fibrosas que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo
liaações entre esses ossos.Podem ser encontrados três tipos de suturas:
Exemplo: sutura entre os ossos nasais
Uma articulação sinovial geralmente possui uma grande amplitude de movimento. Na articulação sinovial, as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem. Um tecido fibroso muito resistente recobre a área em que os ossos se encontram, formando a cápsula articular. Os ligamentos, que também são feitos de tecido fibroso muito resistente, ajudam a manter a estabilidade da articulação. Esses ligamentos podem ser parte da cápsula articular, estando dentro ou fora dessa cápsula. Área dentro dessa cápsula articular é chamada de cavidade articular e está repleto de um fluido chamado líquido sinovial ou sinóvia. alguns exemplos de articulação sinovial incluem os joelhos, a coxofemoral e à articulação têmporo-mandibular (que une o crânio e a mandíbula).
Articulação Fibrosa:
Uma articulação fibrosa quase não permite que haja movimentação. Os ossos são mantidos unidos fortemente por um tecido fibroso muito resistente. Um exemplo de articulações fibrosas são as articulações que unem os ossos do crânio. O crânio é formado por dezenas de ossos diferentes, todos mantidos fortemente unidos por este tecido fibroso.
Articulações Cartilaginosas:
As articulações cartilaginosas permitem que haja algum movimento e são formadas quando dois ou mais ossos estão unidos por uma cartilagem. As articulações formadas entre cada vértebra na coluna são articulações cartilaginosas. O disco intervertebral é na verdade uma cartilagem, que mantém duas vértebras unidas.
Articulações fibrosas- sinfibroses: sindesmoses-ligamento à distancia
suturas-denteada,serreada,escamosa,plana
Gonfoses
Articulações cartilagíneas-
Primárias(cartilagem hialina)-sincondroses
intra-ósseas
inter-ósseas
Secundaria(fibrocartilagem,com fínas placas de cartilagem hialina)
Anfiartroses verdadeiras(sínfise,se situadas no plano mediano)-sem cavidade
Diartro-anfiartroses-com cavidade
Articulações sinoviais-
Cavidade especializada geralmente com cartilagem hialina(excepções:art.esternoclavicular,temporomandibular),cápsula articular revestida por membrana sinovial e líquido sinovial.
Divisão da cavidade sinovial por disco ou menisco:simples,dupla,complexa;
Mais de um par de superfícies articulares: simples,composta.
Articulações conjugadas
Classificação funcional
Articulações imoveis Sinfibroses(sindermoses e suturas)
(sinartroses) Gonfoses
Sincondroses(intra-ósseas e inter-ósseas)
Articulações semi-móveis(movimento dependentes de tecido deformante entre as superfícies)
(anfiartroses) Anfiartroses verdadeiras
Diartro-anfiartroses
Articulações móveis(movimentos dependentes de superfícies articulares)
(diartroses) sinoviais.
domingo, 18 de março de 2007
Possível em todas as raças, sobretudo naquelas de grande porte e que se desenvolvam rapidamente, a Displasia Coxofemoral é a má formação da articulação que se localiza entre o fêmur e a bacia do cão. Por ser uma doença hereditária, é influenciada por problemas genéticos e pode afetar machos e fêmeas com igual freqüência.
Muito embora seja hereditária, não pode ser considerada congênita pois, para que se desenvolva o desequilíbrio entre o desenvolvimento esquelético e a massa muscular do animal, não basta que o cão nasça com a doença. É necessária a colaboração de alguns fatores externos como alimentação, exercícios físicos, ambiente onde o animal vive, etc.
Os sintomas se tornam evidentes, sobretudo, entre os 4 primeiros meses e 1 ano de vida do animal e podem ser notados quando o cão apresenta algumas diferenças em seu comportamento habitual (devido às dores), dificuldades de locomoção (principalmente em pisos lisos e escorregadios), para se levantar, correr, subir escadas, frear rapidamente, etc. Além disso, pode apresentar um andar cambaleante, passar a arrastar as unhas traseiras no chão, arquear o dorso ao menor sinal de dor e apoiar todo seu peso nas patas dianteiras (o que causa a atrofia das patas traseiras). Há casos onde o cão é displásico, mas não apresenta nenhum sintoma clínico.
O tratamento da doença pode ser feito por via medicamentosa ou cirúrgica. Quando o tratamento é baseado em medicamentos, são utilizados antiinflamatórios, analgésicos e até mesmo esteróides (capazes de amenizar a dor do animal, possibilitando uma melhor movimentação), sempre sob a supervisão do veterinário. Grandes aliados do tratamento são o repouso, a diminuição das atividades físicas costumeiras, etc.
No tratamento cirúrgico, para os casos considerados de maior gravidade, pode ser implantada, dentre outras possibilidades, uma prótese total da articulação prejudicada ou, em casos extremos, a amputação da cabeça do fêmur.
Por ser uma doença praticamente irreversível, quanto mais cedo for diagnosticada, maiores serão as chances de que o animal doente desenvolva uma qualidade de vida satisfatória. Este diagnóstico é feito através de exames clínicos e de raio-x que auxiliarão o veterinário na escolha da melhor forma de condução do tratamento.
Só a vacinação anual não basta para proteger os cães. Estes animais são muito parecidos conosco, os humanos, principalmente no aspecto da saúde, onde apresentam problemas comuns, apesar do crescimento e envelhecimento deles se darem mais rápido (sendo a fase recém-nascido e adulto de um ano e a vida útil entre 11 e 15 anos).
PROBLEMAS DE COLUNA E ARTROSE: super comuns, sendo os dachshund e beagle os campeões de hérnia de disco, onde muitas vezes o caso requer repouso absoluto (de 10 a 15 dias em gaiolas) ou em alguns casos a realização de cirurgias corretivas de hérnia. Na seqüência, aparecem os animais de grande porte sendo os campeões de osteortrite (problemas articulares), por causa da displasia coxofemural, de cotovelo e osteocondrite nos ombros. Já os animais idosos apresentam muitas dores na coluna, devido aos famosos "bicos de papagaios". Todos estes problemas são tratados com antiinflamatórios específicos, além de acupuntura e fisioterapia.