sexta-feira, 4 de maio de 2007


ARTICULAÇÕES-

Os ossos encontram-se uns com os outros nas articulações,algumas das quais são destinadas a unir firmemente os ossos enquanto outras permitem movimenots livres.
O sistema oficial atual identifica três categorias principais,articulações fibrosas,nas quais os ossos unem-se por tecido conjuntivo denso,articulações cartilaginosas,nas quais os ossos unem-se por cartilagem,e articulações sinoviais,em que uma cavidade preenchida por líquido interpõe-se entre os ossos.

ARTICULAÇÕES FIBROSAS-

A maioria das articulações fibrosas ocorre no crânio e é conhecida como suturas.As estreitas faixas de tecido fibroso que delineiam e unem as margens dos ossos representam a parte remanescente da membrana originariamente contínua na qual apareciam os centros de ossificação.As suturas desempenham um papel importante no animal jovem,permitindo o crescimento do crânio por toda a extensão dos ossos individuais em suas margens,enquanto continua a proliferação da membrana.As suturas são gradualmente eliminadas quando a ossificação estende-se através da membrana após ter parado de crescer.
As outras articulações fibrosas são conhecidas como sindesmoses,em algumas sindesmoses, áreas relativamente amplas do osso unem-se por ligamentos curtos,e o movimento é inevitavelmente muito limitado;exemplos são as articulações entre os ossos maiores e menores do metacarpo do equino.


ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS-

A maioria das articulaçãoes cartilaginosas é conhecida como sincondrose.Estas incluem as articulações entre as epífises e diáfises dos ossos longos dos jovens e as articulações correspondentes da base do crânio.Grande parte delas é temporária e desaparece após interrupção do crescimento,quando a cartilagem é substituída por osso.
Nas sínfises mais complexas,os ossos que se articulam são separados por uma sucessão de tecidos;geralmente,a cartilagem cobre os ossos com tecidos fibrocartilaginoso ou fibroso no meio.

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS-

Nas articulações sinoviais,os ossos que se articulam são separados por um espaço cheio de líquido,a cavidade articular.Os limites do espaço são completados por uma bainha de delicado tecido conjuntivo,a membrana sinovial.Esta liga-se ao redor da periferia das superfícies articulares,que ficam revestidas pro finas camadas de cartilagem.
Na maioria das articulações sinoviais,a membrana sinovial é reforçada externamente por uma cápsula fibrosa,e faixas adicionais fibrosas(ligamentos ficam estrategicamente colocadas para unir os ossos e restringir o movimento para as direções e extensões exigidas.

A superfície articular é revestida pela cartilagem articular,que geralmente é do tipo hialino,apesar de a fibrocartilagem ou mesmo o tecido fibroso denso serem substituídos em algumas localizações.
A cartilagem possui uma estrutura complexa,na qual fibras finas dentro de sua matriz passam do osso subjacente para a superfície,onde encurvam-se para ficar estreitamente juntas.

Nenhum comentário: